DETALHES da participação dos Protagonistas para o evento “Dia do Autistão” do 31/03/2019 no Rio de Janeiro

Sobre o evento : Este evento é uma roda de conversas entre autistas, no domingo 31/03/2019, na Embaixada do Autistão no Rio de Janeiro (em Copacabana), onde os/as Protagonistas autistas vão poder se expressar sobre o autismo e sobre suas vidas (dificuldades, desejos etc.), e responder as perguntas (previas ou ao vivo) do Publico (pais…), com uma transmissão ao vivo no Autistan.TV (e YouTube e Facebook) – inclusive com momentos ao vivo com nossos colegas na Bélgica, em harmonia com nosso conceito global do Dia do Autistão.


Condições para participarTemasPrograma


Condições para participar

1/ Você deve ser autista.
Tem varias opções :
Ter um laudo (ou um certificado) de autismo, que você fornece no formulario de inscrição (eventualmente apos de esconder alguns paragrafos ou detalhes desnecessarios, com papeles ou com Photoshop) ;
– Ou declarar na honra ter um laudo (ou um certificado) de autismo (sem enviar) ;
– Ou ser uma pessoa ja suficientemente reconhecida como autista no seu païs ;
– Ou declarar na honra ser autista.

2/ Você pode ler a “Guia para participar 
Esta pagina aclarece sobre os varios jeitos para participar (presencialmente ou a distancia), e tambem da listas de “passos” que você pode pode seguir simplesmente, sem “quebra-cabeça”.

3/ Mesmo se você não leia essa “Guia, é necessario que você se cadastrasse no site Autistan.net (pois é aqui que se “gerenciam” as relações entre “o Autistão” e “o povo autista” (e tambem as familias, os amigos etc.).

4/ Depois, uma vez que você tem a certeza e quer confirmar, você vai fazer uma “reserva” para confirmar seriamente sua participação, e tambem para nos ajudar para gerenciar o evento.
Isso é muito facil de fazer, com apenas 2 cliques.


Condições para participarTemasPrograma


Sobre os temas

Cada Protagonista decide do tema ou assunto do que ele/ela quer falar (mas tem que arrumar se tem temas semelhantes entre varios Protagonistas).

– Sobre a possibilidade de fazer criticas de um sistema social ou administrativo de um pais ou Estado especifico (aqui, o Brazil, mas pode ser outros), os Protagonistas tem o direito de dizer tudo o que eles querem (esperando que seja com uma relação obvia com o autismo), com a liberdade de expressão sem outra limite que da decência, pois eles não falam em nome da Organização Diplomatica do Autistão.

Nossa Organização pode criticar o “sistema social não autista”, pois isso é semelhante em cada pais.
Desta forma, não precisamos correr o risco de ofender um país especifico (como o Brasil) para falar dos problemas dos autistas do mundo, pois podemos utilizar uma abordagem global, mundial, sobre isso, que faz sentido com nosso conceito, mas que não é suficiente, pois as lutas nacionais pelos autistas dos paises são necessarias.
Assim, vamos colocar esta frase ao fim da cada pagina e da cade parte (da transmissão video) relevantes :
“A Embaixada do Autistão defende a livre expressão. Os autistas convidados têm a liberdade de criticar aos sistemas sociais de seus países ou de outros, mas eles não falam em nome da nossa Organização, uma entidade extra-nacional que pode emitir opinhões sobre os sistemas sociais em geral, sem nenhum objetivo (nem sequer necessidade) de direciona-las a países específicos.”

– Tambem, se lembrar que o evento é ao vivo, para qualquer publico ou idade : pode ter alguns temas “sensiveis” (por exemplo em relação com a sexualidade), e nesse caso, devemos conversar antes, para decidir juntos das limites.

Recomendamos que cada Protagonista leia as diretrizes do conceito do Dia do Autistão, que falam da “fita do autismo” e do “quebra-cabeça do autismo”, e tambem da visão da nossa Organização sobre o autismo, os “transtornos” etc., e porque não utilizamos algumas palavras ou ideias (como “tratamentos”).
Cada Protagonista é livre de expor sua propria visão sobre o autismo ou sobre qualquer coisa, sem obrigação de seguir o que explicamos, mas seria logico e justo que pelo menos você sabia algumas coisas sobre a Organização que lhe convida.


Condições para participarTemasPrograma


Sobre o programa, or tempo

Horario do evento: 11h-19h (tal vez mais)
Você pode participar em apenas algumas partes (de 30mn).

O evento esta dividido em partes de aproximadamente 30 mn, cada uma dedicada ao tema ou assunto escolhido pelo/a Protagonista “dono” da parte, da maneira seguinte.

–A/ (5 mn maximum)
O Protagonista “dono” do tema e da parte começa, dizendo o que ele quer dizer sobre o tema, por exemplo apresentando um problema, um situação, um projeto etc. (obviamente importante ou util para a causa dos autistas), dando seu punto de vista, sua opinhão, suas duvidas, perguntas, etc. etc.

–B/ (15 mn maximum)
Depois, todos os outros Protagonistas presentes (presencialmente ou a distancia) podem comentar, conversar sobre o que foi dito pelo Protagonista, ou sobre o assunto em geral (sem sair do assunto). Podemos tentar seguir uma forma “roda de conversas”, o que significa seguir uma ordem, cada um falando apos do outro, não todos no mesmo tempo.

Os Protagonistas distantes falam tambem, eles estão “virtualmente aqui”, na tela do monitor em frente dos Presencias (com 4 Presencias maxi, e 4 Distantes maxi).
Podemos tentar utilizar um sistema de timer para ajudar cada “Protagonista-comentarista” a falar ao maximo 1 minuto cada vez. O “Protagonista dono do tema” pode obviamente comentar tambem.
Na mesa, tem 4 “headsets” (fones de ouvido com microfone).
Vc tem um botão para desligar o som quando vc não fala, par evitar problemas de barulho.

–C/ (5 mn maximum)
Na transmissão ao vivo (Autistan.TV) e na tela do monitor para os Protagonistas, vamos transmitir uma pergunta enviada previamente pelo Publico (antes do 25/03), que pode ser : arquivo video, ou som, ou até um texto, de maximo 30 secundos, e +/- dentro do tema dessa parte.

Assim, os Protagonistas tem teoricamente 4 mn +/- para tentar responder, ou comentar a pergunta.

–D/ (5 mn maximo)
Mesma coisa, mas com um pergunta enviada pelo chat ao vivo, durante as primeiras 20 mn da parte. Alguem vai ler o texto da pergunta, e vcs vão comentar.

– Depois, outra parte, etc etc.

– Tem tambem pelo menos uma parte ao vivo em duplex com nossos colegas em Bélgica.

– Sobre as partes dos Protagonistas Distantes Gravados/as:
— Vamos transmitir essas partes (os arquivos video enviados antes do 25/03) nas partes finais do evento, ou talvez em uma parte no meio do evento, para o horario do almoço, ou ambas coisas.
Vamos transmitir todo, e isso explica que o evento pode demorar apos de 19h.
Tal vez vamos decidir de limites, se recebemos “demais” arquivos.
— Podemos transmitir esses arquivos video tambem quando tem um problema, por exemplo um Protagonista que falta.

– Cada Protagonista deveria chegar (na mesa ou a distancia) bastante cedo, por exemplo para participar na parte antes da “sua” parte, e permanecer depois, para comentar as outras partes.
Por exemplo, se vc esta “dono” da part 5, vc poderia chegar na parte 4, fazer sua parte 5, e continuar como “comentarista” (na mesma cadeira) para a parte 6, a parte 7… ou sair (se cansado/a) e voltar para a parte 8, 9 etc.
O fato de participar como “Protagonista-comentarista” antes de falar como “Protagonista dono do tema” vai ajudar você tambem para ter menos estresse (ou nenhum), e tambem para se acostumar ao microfone etc. antes da “sua parte”.

Não vamos “fechar” os nomes dos “comentaristas”, o que permite mais flexibilidade.
Tem 4 “vagas” presenciais, e 4 “vagas” distantes : para cada parte vamos reservar 1 vaga para o “dono da parte”, e as outras vagas serão para os primeiros que chegarão (+/-) na mesa ou nas “vagas Skype” (4 canais de fontes video remotas com Skype).

Assim pode ter tal vez uma “fila de espera” dos comentaristas, ou pelo contrario apenas um comentarista presencial, e 2 distantes, por exemplo.

– Um “dono de parte” pode ser distante (= com Skype), obviamente.
Os “distantes” não estão com “menos direitos” que os “presenciais” ; simplesmente eles participam a traves do Skype.

(Tem que fazer testes tecnicos antes do dia do evento : os dias 20, 21 e 22 estão reservados para fazer ensaios de transmissão, na sala e com Skype).


Veja a Lista dos Protagonistas atual


Condições para participarTemasPrograma


A Embaixada do Autistão defende a livre expressão. Os autistas convidados têm a liberdade de criticar aos sistemas sociais de seus países ou de outros, mas eles não falam em nome da nossa Organização, uma entidade extra-nacional que pode emitir opinhões sobre os sistemas sociais em geral, sem nenhum objetivo (nem sequer necessidade) de direciona-las a países específicos.